quinta-feira, 1 de novembro de 2007

"A maioria absoluta dos melhores anúncios contém o maravilhoso fenômeno da perda da autoria: de tão lógicos e pertinentes que são, parecem ter sido criados pelo próprio produto anunciado. Esses mesmos anúncios provocam
ainda no receptor outra deliciosa ilusão: devido à sua objetividade, espontaneidade e leveza, transferem a esse mesmo receptor a sensação de terem surgido em momentos de total descontração e irresponsabilidade. A realidade não é bem assim. Bons anúncios são o resultado da soma de informações rigorosamente armazenadas, codificadas, desestruturadas, decodificadas e processadas por brilhantes intuitivos. Quase sempre, em momentos de angústia e tensão."
Washington Olivetto



Esta série de anúncios da Neogama para o canal de esportes ESPN utiliza um recurso muito comum no bom texto de propaganda: as palavras e expressões pertencem a um mesmo universo (chuteiras, craque, jogada, campeonato etc). Essa "constelação" de elementos esportivos, somada a informações que o público conhece do dia-a-dia ou do noticiário, como trabalho sobre pressão e salários milionários de jogadores, tornam a mensagem mais familiar, mais próxima do leitor e, logo, mais eficiente.

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